ÁREA DO ASSOCIADO

  • Conectar-se
  • Edição 08

    ANO III - ABR A JUN/2017

    /

    Editorial

    Parcerias renovadas

    em 15 de Abril de 2017

    Santiago Crespo
    Presidente do Conselho Diretor da ABCON

    Em conjunto com o SINDCON, a ABCON concluiu recentemente seu planejamento estratégico, e inicia, dessa forma, um novo ciclo. Durante os próximos cinco anos queremos ampliar a presença da iniciativa privada no cenário do saneamento e, assim, contribuir de forma mais efetiva para termos serviços de água e esgoto para uma parcela cada vez maior da população brasileira.

    Muitas das ações previstas pelo plano dependem do engajamento de pessoas que hoje estão envolvidas com a operação das concessionárias privadas em todo o país, desde integrantes do corpo gerencial das empresas até o pessoal que atua diretamente em contato com os usuários que dependem de nossos esforços.

    A ABCON trabalha em parceria com o SINDCON em muitas frentes. Essa estreita colaboração inclui o incentivo para que mais e mais colaboradores das empresas participem dos debates sobre o saneamento, seja no âmbito local, regional ou nacional.

    Há vários fóruns em que o tema é motivo de discussão, começando pelas associações de moradores das comunidades, passando por audiências públicas, reuniões periódicas de comitês de bacia, agentes reguladores e intercâmbio com outras instituições e órgãos jurídicos, financeiros, ambientais e de defesa do consumidor.

    A ABCON vem construindo ao longo dos anos uma ampla rede de participação institucional, que está aberta à presença de novos nomes e lideranças que se interessem em fazer parte da divulgação dos princípios da atuação da iniciativa privada: contratos fortemente regulados e com metas de investimento, foco na gestão, transparência e parceria com o poder público.

    Os modelos e ferramentas que regulam essa participação estão definidos no Sistema de Integração e Representação Institucional, o SIRI, e suas representações internas e externas, já divulgadas em outras ocasiões aqui na Revista Canal.

    Paralelamente a esse estímulo à participação e colaboração, existe a iniciativa da entidade de levar a todos informações sobre o cenário do saneamento e os grandes temas que afetam o setor.

    Nesta edição da Revista Canal temos um exemplo dos debates que estão sendo travados atualmente sobre como a participação da iniciativa privada no saneamento poderá evoluir nos próximos anos.

    É dessa forma, com parceria, informação e participação, que estamos preparando a ABCON para uma nova etapa de sua história.

    Compartilhe: