ÁREA DO ASSOCIADO

  • Conectar-se
  • Edição 03

    /

    ABCON

    Hora de saber mais sobre a AquaFed

    em 20 de Dezembro de 2017

    A AquaFed é a Federação Internacional dos Operadores Privados de Saneamento. Boa parte dos colaboradores das concessionárias privadas que atuam no Brasil também está representada nessa grande federação, pois a ABCON é uma de suas mais importantes filiadas. As últimas publicações da instituição destacam, inclusive, quatro “cases” de concessionárias privadas do Brasil (Campo Grande, Mogi Mirim, Limeira e Petrópolis).

    Mamadou Dia, presidente da AquaFed com Paulo Roberto de Oliveira, presidente da ABCON, durante visita ao Brasil.

    Trata-se de uma entidade que representa mais de 300 empresas em 40 países do mundo. Na AquaFed, buscam-se as mais importantes resoluções para os problemas de água que afetam o planeta, a partir de debates internacionais e de ideias para encontrar respostas aos desafios que temos pela frente.

    A federação tem sido ativa em relação às novas metas do milênio da Organização das Nações Unidas, no que se refere à gestão de saneamento (veja Box). Mamadou Dia, presidente da AquaFed, afirmou que a adoção de novos objetivos globais irá encorajar os países a enfrentarem os desafios e a definir em políticas mais ambiciosas para a água e para a gestão de águas residuais.

    Para o presidente da federação, o acesso universal à água potável, assim como ao saneamento, não acontecerá se os recursos hídricos e a poluição criada pelas atividades humanas não forem devidamente geridos. E é por isso que uma meta global com alvos nestas áreas faz muito sentido.

    Dessa forma, a AquaFed está trabalhando intensamente para convencer os governos a adotarem metas relacionadas com a água, entre elas as referentes ao acesso universal ao saneamento, à gestão eficiente dos recursos hídricos, à prevenção da poluição da água e às políticas de reúso.

    Compartilhe: