Edição 10
Capa
Fator humano: outros setores dando o exemplo
em 11 de Dezembro de 2017

Luiza Trajano: é preciso investir no engajamento da equipe.
Uma das adeptas dessa visão é Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza e vice-presidente do IDV – Instituto de Desenvolvimento do Varejo. Luiza é das empresárias mais admiradas do país. Como gestora, ela é uma grande incentivadora de pessoas, pois acredita que, além da inovação, uma empresa se distingue pelo atendimento – e atendimento depende basicamente do engajamento da equipe, inclusive dos gestores.
“Olho todos os dias o SAC do Magazine Luiza e, se a equipe não dá a resposta ao cliente, eu mesmo respondo. Isso faz parte de nossa cultura, de nosso DNA, e tenho que preservar esse princípio, mesmo que a empresa tenha hoje milhares de colaboradores”, afirma.
No atendimento ao cliente, a empresa foi muito além do SAC e criou, de forma inovadora, uma mascote virtual, a Lu, que conversa com os clientes e fica à disposição para auxiliar quem não está familiarizado com os processos de e-commerce e quer adquirir os produtos do Magazine Luiza pela internet. A Lu se tornou tão popular que, no último Dia dos Namorados, teve seu perfil inscrito em um aplicativo de relacionamento e ganhou 150.000 pretendentes.
E não é apenas dessa forma, no SAC, que ela compartilha momentos com a equipe. São comuns na empresa sessões em que todos rezam juntos e reuniões de sugestões para ampliar as vendas.
Entre os princípios adotados por Luiza na gestão de pessoas, ela destaca algumas atitudes que considera essenciais:
• exercer a liderança para levar as pessoas mais longe;
• valorizar diferentes tipos de inteligência;
• ser ético e praticar a transparência no dia-a-dia;
• motivar a equipe (inclusive com incentivos financeiros).
O Magazine Luiza investe muito em programas de desenvolvimento humano, benefícios e meritocracia.
Talvez esses sejam os segredos do sucesso da empresa fundada pela família de Luiza no interior de São Paulo, em 1957, e que ela soube expandir nas últimas décadas. Hoje, o Magazine Luiza tem mais de 800 lojas em todo o país, e é eleito todos os anos como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil.