ÁREA DO ASSOCIADO

  • Conectar-se
  • Edição 08

    ANO III - ABR A JUN/2017

    /

    Comunicação

    Em pauta, o saneamento

    em 04 de Abril de 2017

    Ao lado de outras entidades, o SINDCON e a ABCON participaram em janeiro de um encontro promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), com o objetivo de lançar a Câmara Temática de Comunicação no Saneamento.

    O encontro foi coordenado por Dante Ragazzi Pauli, ex-presidente nacional da entidade. Ele apresentou uma preocupação que é unânime entre as entidades: a falta de espaço do saneamento na mídia. “A crise hídrica ocorrida em 2014-2015 trouxe à tona um pouco mais sobre o assunto, mas também revelou um grande desconhecimento sobre o tema, tanto na imprensa como entre os próprios profissionais do setor. Isso nos leva a uma necessidade de discutir comunicação. A população não sabe o que é saneamento”, afirmou ele. Para Dante, essa falta de conhecimento é resultado de uma falha de comunicação entre o setor e a sociedade.

    O ex-presidente da ABES também abordou a questão dos investimentos. “Nosso setor é pobre, uma vergonha. O Brasil investe apenas 2% de seu PIB em infraestrutura e nem 10% desse total vai para o saneamento”, completou.

    O encontro contou com a presença do repórter Talis Maurício, repórter da rádio CBN em São Paulo, que mostrou algumas das características da imprensa em geral, enfatizando a necessidade de fomentar os veículos de comunicação com dados consistentes, bem como o interesse da mídia de ter acesso a fontes dispostas a serem entrevistadas, para esclarecer as muitas dúvidas sobre o saneamento que ainda persistem entre a população.

    Compartilhe: