ÁREA DO ASSOCIADO

  • Conectar-se
  • Edição 12

    ANO IV – AGO A NOV/2018

    /

    Janela do Associado

    Boas ideias que saem do papel

    em 09 de Outubro de 2018

    Facebook, Netflix, Google. Essas três gigantes são exemplos de empresas que surgiram pequenas e se desenvolveram a partir de ideias que necessitaram de um incentivo inicial para se firmarem.

    O modelo de startups (empresas criadas para desenvolver projetos ou serviços inovadores) é uma realidade e já está decolando também no saneamento. A Iguá acaba de escolher, a partir de sua iniciativa Iguá Lab (www.igualab.com.br), dez startups que vão contar com o apoio da empresa para saírem do papel, seja a partir de mentoria, contrato de prestação de serviços ou investimento.

    O objetivo é contar com essas ideias para enfrentar cinco desafios do saneamento: inadimplência, perdas de água, comunicação com os clientes, treinamento de colaboradores e infraestrutura.

    Confira os vencedores e um resumo de suas ideias:

     

    FINTECH

    Quero Quitar: Plataforma online, neutra e amigável para quitação de dívidas.

    Pop Recargão: Solução para clientes desbancarizados: pagamento dos serviços de água e esgoto por meio de créditos inseridos no celular.

     

    COMUNICAÇÃO

    Vazou: Ideia para o desenvolvimento de app aberto ao público para informar perdas de água, com sistema de pontuação ao usuário por denúncia comprovada.

     

    TREINAMENTO

    Talent Matching: Treinamento à distância por meio de games que podem ser customizados em tempo real. Geração de planilhas com dados sobre aderência e pontuação dos participantes.

    Eruga: Permite produção de imagens e veiculação do conteúdo por óculos de realidade virtual. É direcionado para treinar pessoal técnico na operação de equipamentos e processos.

    LifeLike: Sistema online (não app) que estimula a interação com o usuário a partir de storytelling.

     

    TECNOLOGIA

    S.O.Esco: Promover autogeração de energia elétrica, a partir do uso de bomba que funcione como turbina, utilizando a estrutura de tubulações já existente.

    Itatijuca: Remoção de compostos inorgânicos por meio da precipitação controlada de estruvita; geração renovável de fósforo para agricultura.

     

    PERDAS

    I.System: Sistema que administra válvulas redutoras de pressão.

    Stattus4: Identificação de perdas de água por meio de haste capaz de identificar vazamentos utilizando princípios da geofonia.

    Compartilhe: