ÁREA DO ASSOCIADO

  • Conectar-se
  • Edição 08

    ANO III - ABR A JUN/2017

    /

    Antena

    8º Fórum Mundial da Água

    em 05 de Abril de 2017

    Você também pode participar!

    Mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável dos ecossistemas, capital humano, finanças e a condição urbana. Esses são os tópicos centrais na grade de programação do 8º Fórum Mundial da Água, diversidade que aponta a abrangência das questões relacionadas à água.

    A partir dos temas “guarda-chuva”, foram pensados subtemas no intuito de agregar todas as áreas de interesse e discussões relativas à questão da água. Além disso, a organização do evento definiu três tópicos transversais, ou seja, que se permeiam relacionando todos os temas: governança, compartilhamento e capacitação.

    A boa novidade é que todo cidadão pode participar do processo de construção do Fórum por meio da plataforma denominada SuaVoz. A partir de qualquer cidade do mundo, basta acessar o site do Fórum e se credenciar gratuitamente. A partir daí, basta escolher as salas de discussão de seu interesse e interagir com os demais interessados, sempre com o apoio de moderadores treinados.

    A ferramenta de suporte

    A consulta on-line está preparada para receber contribuições em até 90 idiomas, dentre os mais falados pelo mundo. Recomenda-se o uso de linguagem simples e direta, já que serão utilizados aplicativos de tradução automática. A plataforma permite a troca de arquivos magnéticos de textos e/ou imagens, cujo envio e distribuição deverá ser orientado pelos moderadores.

    Os comentários podem ser postados a qualquer hora e serão respondidos periodicamente pelos moderadores. Espera-se que um processo de consulta on-line aberto suscite um número expressivo de participantes, podendo chegar a milhares de contribuições em um curto intervalo de tempo. Nesse cenário, as colocações não serão respondidas individualmente pelos moderadores das salas de discussão, mas transformadas em questões para reflexão. Aos moderadores caberá organizar as manifestações segundo a pertinência frente à temática em discussão e às diferentes visões apresentadas, construindo assim os próximos passos da discussão. Ao final da consulta, os moderadores de cada sala apresentarão um resumo das sugestões recebidas, além de um rol de questões a serem encaminhadas aos responsáveis pelo Fórum como contribuições.

    Os participantes da consulta on-line serão de fundamental importância para apontar os encaminhamentos do 8º Fórum Mundial da Água, na medida em que são um espelho da perspectiva da sociedade. Uma vez que este evento busca promover a conscientização sobre as diversas dimensões da questão da água no mundo e construir compromissos políticos eficazes, o engajamento da sociedade civil é fundamental e deverá impulsionar a vontade pública nas próximas décadas.

    O debate busca ainda induzir ações dentre temas críticos relacionados à água, medidas que facilitem a conservação, proteção, planejamento, gestão e uso eficiente do meio, com base na sustentabilidade ambiental. É neste sentido que a participação de todos os setores da sociedade, seja no meio público ou no privado, contribuirá para a seleção de temas mais relevantes para o enriquecimento do processo.

    Compartilhe: