ÁREA DO ASSOCIADO

  • Conectar-se
  • Vencedores podem servir de exemplo para concessionárias públicas e privadas

    21/08/2017

    2º Prêmio Sustentabilidade

    Além do incentivo e reconhecimento profissional, um dos principais objetivos do Prêmio Sustentabilidade é levar, ao conhecimento de todos, os projetos exitosos que a iniciativa privada está realizando no saneamento, e que possuem potencial para serem inspiração de mais ações sustentáveis.

    Para o presidente do SINDCON, Alexandre Lopes, a segunda edição do Prêmio cumpriu seu papel ao fomentar entre os profissionais das empresas do segmento a disposição para investir em projetos do gênero. “É uma satisfação verificar que já possuímos iniciativas que são referência para o setor em reúso de efluentes, eficiência energética e outros assuntos relacionados à sustentabilidade”, comentou.

    Vencedor na categoria “Gestão”, o projeto de reúso de efluente sanitário tratado na manutenção da rede coletora de esgoto, da concessionária Serra Ambiental, é um exemplo da utilização racional dos recursos hídricos, uma necessidade que se impõe como desafio em diversos países. O trabalho comprova que as águas residuais de origem doméstica ou com características similares podem ser reutilizadas para fins que exigem qualidade de água não-potável, com economia de recursos financeiros e naturais.

    Outro exemplo é o projeto de reúso de efluente tratado na ETE Mogi Mirim, da concessionária Sesamm, que obteve o primeiro lugar na categoria “Técnica”. Ao adotar o reaproveitamento, a empresa conseguiu solucionar a indisponibilidade de recursos hídricos para irrigação de 2550 mudas de árvores nativas e, indo além, estendeu a medida para usos menos nobres do processo operacional, preservando dessa forma o recurso hídrico disponível.

    A educação, tanto do público externo quanto o interno, é o aspecto mais destacado do projeto Olhar Ambiental, do grupo Águas do Brasil, que venceu o Prêmio na categoria “Institucional”. Construir e difundir valores relacionados à sustentabilidade é o grande mérito do programa, que, por ser uma iniciativa corporativa, espalha-se por todas as cidades em que a companhia possui concessões, a partir de atividades como visitas às unidades operacionais, exposições, concursos culturais e oficinas.

    Compartilhe: