ÁREA DO ASSOCIADO

  • Conectar-se
  • Tecnologia utilizada na Prolagos é destaque no Jornal Nacional e Fantástico, da Rede Globo

    12/02/2015

    Tecnologia utilizada na Prolagos é destaque no Jornal Nacional e Fantástico, da Rede Globo

    A tecnologia pioneira da Prolagos utilizada na Estação de Tratamento de Água de Reúso (ETAR), implantada no município de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, foi tema de reportagem especial em um dos maiores telejornais do país, o Jornal Nacional, da Rede Globo, exibida no mês de novembro de 2014. A matéria mostrou a reutilização da água de esgoto como solução possível para crise de abastecimento. Trecho da reportagem foi reprisado no Fantástico, também da Rede Globo, neste mês de fevereiro.

    O presidente da Prolagos, Carlos Roma Jr., foi entrevistado e esclareceu que a produção de água de reúso pode ser uma medida para atender a necessidade de locais que estão enfrentando a crise.

    Inaugurada em 2013, a ETAR é a primeira estação de água de reúsodo estado do Rio de Janeiro, no setor de saneamento básico, e tem capacidade de produzir mais de 2 milhões de litros de água de reúsopor mês, o equivalente a 200 caminhões-pipa. Em Búzios, parte da água produzida pela estação já atende, diariamente, ao Campo de Golfe, com cerca de 40 mil litros de água de reuso utilizada para a irrigação da grama.

    Na ETAR, o efluente (esgoto tratado) que vem da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Búzios é submetido a um polimento, que consiste em três etapas: filtração, ultrafiltração e osmose reversa – para remover as impurezas. Após estes processos, se obtém água doce.

    Conforme legislação ambiental, a água de reuso deve ser utilizada na irrigação de jardins, em indústrias e outros fins secundários, ou seja, não pode ser destinada para o consumo humano.

    [learn_more caption=”Link” state=”open”] Jornal Nacional: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/11/solucao-possivel-para-crise-de-abastecimento-pode-vir-do-esgoto.html[/learn_more]

    Compartilhe: