ÁREA DO ASSOCIADO

  • Conectar-se
  • SINDCON ESTIMULA AÇÕES SUSTENTÁVEIS JUNTO AOS ASSOCIADOS

    27/08/2015

    O SINDCON, com apoio da ABCON – Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto, anunciou no dia 4 de agosto em São Paulo, os vencedores do 1º Prêmio Sustentabilidade, com participação de mais de 100 convidados.

     

    Na categoria institucional, o vencedor foi o programa Frota Ideal, da concessionária Águas de Guará (SP), que substituiu por bicicletas os veículos da empresa que faziam serviços como medições, inspeções, atendimentos aos usuários, verificações de leitura, entrega de notificações e controle de qualidade da água e esgoto.

     

    Já na categoria técnica, a vencedora foi a concessionária Águas do Paraíba, de Campos (RJ), com o programa Água Certa. Com um investimento de R$ 1,8 milhão, a iniciativa colocou em prática ações como a troca e ampliação do parque de hidrômetros, levantamento de áreas sem rede de abastecimento, fiscalização de fraudes, identificação de vazamentos e melhoria na distribuição de água.

     

    A Uniáguas foi vencedora na categoria “gestão”, com a aplicação da inovadora metodologia chamada Análise Multicritério de Apoio à Decisão (MCDA).

     

    Entre os finalistas estiveram ainda as concessionárias Águas Guariroba, SESAMM, Sanessol, Águas de Nova Friburgo e a Ambient.

     

    A entrega do Prêmio Sustentabilidade aconteceu no Museu da Casa Brasileira. Os primeiros colocados receberam R$ 15 mil em dinheiro e ainda o troféu do Prêmio, conferido a todos os projetos finalistas.

     

    No total, foram avaliados 44 projetos inscritos nas três categorias com comissão julgadora formada por 18 profissionais de diversas áreas e entidades, como a ANA (Agência Nacional de Águas), Instituto Ethos, Unicef, Finep, UFMG, UFSC, Faculdade de Saúde Pública da USP, Eletrobrás, Abes, BNDES e Caixa Econômica Federal.

    “O saneamento básico tem transcendido a área de engenharia, se envolvendo com temas sociais e sustentáveis, agregando melhorias nos processos, claramente percebido nos detalhes dos trabalhos inscritos”, comenta Giuliano Dragone, presidente do SINDCON e motivador da iniciativa.

    O Prêmio Sustentabilidade, criado para estimular ações sustentáveis nas empresas associadas terá periodicidade bienal, intercalando-se com o ENA – Encontro Nacional das Águas.

    Compartilhe: