ÁREA DO ASSOCIADO

  • Conectar-se
  • Semasa, em Santo André, fará PPP para gestão de ETA

    05/12/2014

    Semasa, em Santo André, fará PPP para gestão de ETA

    O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) completa 45 anos neste mês e, para marcar a data, a autarquia definiu o início de algumas obras. Entre as decisões está a realização de PPP (Parceria Público-Privada) para a gestão da nova ETA (Estação de Tratamento de Água) do Recreio da Borda do Campo. O equipamento servirá para ampliar de 6% para 25% a capacidade própria de produção de água do município.

    De acordo com o superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Jr., a autarquia já analisou a proposta colocada no PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse), aberto para saber quais empresas se interessariam em gerir a ETA e as áreas atendidas por ela.

    A ideia é que a PPP transforme a nova ETA em uma oportunidade de investimento do setor privado, inclusive para diminuir a porcentagem de perdas de água do município. “Nossa meta é reduzir, nos próximos quatro ou cinco anos, de 32% para 20% as nossas perdas, e o setor privado é muito mais rápido que o setor público em investimentos”, analisou o superintendente do Semasa.

    Deste modo, caberá à empresa vencedora investir em equipamentos, tecnologia, além de diminuir o tempo de atendimento ao morador. “Se hoje levamos 24 horas para fazer um atendimento, o setor privado pode fazer em duas”, destacou Ney Vaz. A ideia é que o contrato da PPP seja de 30 anos.

    (Publicado pelo Jornal ABCD Maior)

    Compartilhe: