ÁREA DO ASSOCIADO

  • Conectar-se
  • SAMAR INICIA OBRAS DE REVERSÃO DE ESGOTO NA ZONA NORTE DE ARAÇATUBA

    30/04/2014

    A SAMAR – Soluções Ambientais de Araçatuba iniciou dia 23 de abril as obras de reversão da Bacia de Esgoto Maria Izabel, no extremo norte do município, que permitirão a instalação de empresas e empreendimentos residenciais nessa região e deverão impulsionar o desenvolvimento econômico local. Com injeção de recursos de R$ 22 milhões pela SAMAR, e prazo de término de dois anos, as obras vão canalizar o esgoto que hoje é tratado na ETE – Estação de Tratamento de Esgoto Maria Izabel, relativo a 20% do total de dejetos produzidos em Araçatuba.

    Para isso, será construído um emissário de 14 quilômetros que irá coletar o esgoto da zona norte e direcioná-lo à Estação de Tratamento SANEAR. A estação que já está em funcionamento, é mais moderna e, após as obras de ampliação do sistema, terá condições de realizar o tratamento de todos os efluentes da cidade de Araçatuba. Ou seja, tudo será tratado em uma única estação.

    Cerca de 20 empreendimentos, entre industriais e residenciais, estão cadastrados no município à espera de autorização para começar suas instalações no extremo norte da cidade, região em que foi delimitado o distrito industrial de Araçatuba. A perspectiva é de que o início das obras de reversão já dará condições de os empreendimentos obterem licenças.

    O término das ações promoverá a universalização do saneamento básico de Araçatuba, atualmente estimado em 98%, de acordo com o Plano Municipal.

    A obra de reversão das bacias prevê a construção de cinco novas estações elevatórias e permitirá a universalização do esgotamento sanitário de AraçatubaLagoas de Tratamento Maria Isabel tornou-se insuficiente para atender a zona norte de Araçatuba. Após a desativação, o local será recuperado.

    Compartilhe: