Companhia pretende ser referência do setor em ESG

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Iguá Saneamento fez um movimento muito importante. A companhia anunciou uma ambiciosa reformulação em seu plano estratégico de sustentabilidade, que visa transformar a empresa em referência em questões ESG no Saneamento.

As ações socioambientais da Iguá passam a ser norteadas pelos mais elevados padrões internacionais, tendo como referência o Sustainability Accounting Standards Board (SASB), a Global Reporting Initiative (GRI) e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

“A água é o recurso mais essencial à vida, e a Iguá entende a responsabilidade de cuidar desse bem. Nosso plano de sustentabilidade está intimamente relacionado com a necessidade de antecipar e mitigar riscos, principalmente se considerarmos o impacto que eventos naturais mais recentes nos impõem, que é o caso das mudanças climáticas, por exemplo. Esse movimento reforça o objetivo principal da Iguá, que entende o saneamento como força de transformação social. Ao cuidar da água estamos também cuidando da população, melhorando sua qualidade de vida.”, destaca Pericles Weber, COO da Iguá.

Membro do Pacto Global da ONU, a empresa também assume compromissos públicos como universalização do saneamento até 2030; ser carbono neutro até 2030; aumentar para 45% a participação de mulheres em cargos de liderança e para 50% a presença de negros em toda a organização até 2025; aprimorar o aproveitamento hídrico e implementar estudos de impacto das mudanças climáticas em seus mananciais; e adotar processo de homologação de fornecedores até dezembro de 2021, replicando as premissas sustentáveis da companhia em sua cadeia de suprimentos.

A companhia definiu quatro pilares essenciais que orientam a realização das ações socioambientais em todas as suas unidades operacionais, constituindo o planejamento estratégico SERR – Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas.

“Com o SERR, a Iguá assume um posicionamento importante sobre como tudo isso será feito ao reforçar a visão de longo prazo e envolver todas as partes relacionadas nesse processo, como nossos colaboradores, clientes, fornecedores e as comunidades onde atuamos”, explica Rosane Santos, diretora de Sustentabilidade da Iguá. “Não apenas isso. A companhia se volta também para a questão da conservação de mananciais, para a inclusão e diversidade, para a qualidade de vida e de trabalho de nossos colaboradores e, especialmente, para nossos clientes, olhando para eles como parte integrante de comunidades que são, cada vez mais, impactadas positivamente com o serviço de saneamento básico em seus múltiplos aspectos, tais como redução de doenças de veiculação hídrica, conservação ambiental, valorização econômica e do espaço público em geral, entre outros”, acrescenta.

Ação pelo Dia Mundial da Água

Como parte do relançamento do SERR, as unidades regionais da Iguá, aproveitaram o Dia Mundial da Água para desenvolver ações que demonstram o impacto do saneamento na qualidade de vida dos indivíduos e a conservação ambiental.

Em Piquete, a Águas Piquete, empresa do grupo Iguá, reforçou o pilar do SERR, com a letra S – Segurança Hídrica e iniciou um grupo de trabalho, para a elaboração do seu PSA (Plano de Segurança da Água). A ideia é envolver os colaboradores para a criação do Plano local. Foi apresentada uma cartilha online para auxiliar na execução dos trabalhos. Esse projeto que foi iniciado no Dia Mundial da Água e tem previsão de entrega em outra data também muito importante – 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.

“Por meio dessa ação, buscamos incentivar o envolvimento de todos os colaboradores, trabalhando de forma colaborativa para a criação de um importante documento que irá auxiliar na previsão de possíveis riscos, promovendo ainda mais a segurança na execução das atividades”, explica o diretor da Águas Piquete, Mateus Banaco.

Sobre a Iguá Saneamento

A Iguá é uma companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – por meio de 18 operações que, somadas, beneficiam cerca de 6 milhões de pessoas. O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país. Em 2020, a Iguá aderiu à Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A companhia foi eleita, em 2020, pelo quarto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água.