Dando sequência às atividades da 20ª Feira Internacional do Livro, realizada em agosto em formato 100% on-line, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto realiza uma exposição audiovisual imersiva com o tema a Utopia da Água. Com entrada gratuita, a mostra acontece até dia 12 de outubro no Centro de Eventos do RibeirãoShopping, em Ribeirão Preto

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto realiza de 5 a 12 de outubro um novo projeto que traz como tema principal a Utopia da Água. A exposição audiovisual imersiva “Água Nossa de Cada Dia” acontece no Centro de Eventos do RibeirãoShopping, com entrada gratuita. Voltado a crianças e adultos, o projeto é uma extensão da programação da 20ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, realizada de 20 a 29 de agosto, de forma 100% online. O evento conectou um público de 27 países, durante as 110 horas de transmissão ao vivo e trouxe à tona o tema Velhas e Novas Utopias.

O projeto “Água Nossa de Cada Dia”, que conta com o patrocínio da GS Inima Ambient, foi anunciado no encerramento da Feira Internacional do Livro pela curadora do evento e vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura, Adriana Silva. A proposta é reunir projeções audiovisuais, dança, música e contações de histórias, a partir da interatividade de três obras literárias: “A água e a águia”, de Mia Couto; “Não verás país nenhum”, de Ignácio de Loyola Brandão e “Vinte mil léguas submarinas”, de Júlio Verne. A programação contará com quatro horários de visitação: às 15h, 17h, 18h30 e 20h, seguindo protocolos propostos prescritos por órgãos competentes, por conta da pandemia.

Trata-se de um espetáculo imersivo e lúdico que será guiado pelos personagens Senhor Escafandro, Dr. Guarda-Chuva e a turma dos mergulhadores que levarão os participantes a uma viagem sobre o universo da água, a partir de projeções audiovisuais com música, dança, teatro e literatura – de forma única.

“Vamos animar um livro do Mia Couto, fazer uma reflexão dos 40 anos da obra “Não verás país nenhum” e teremos um momento bem lúdico – além de didático, com o livro “Vinte mil léguas submarinas”. A ideia é celebrarmos o Dia das Crianças para que as famílias assistam ao espetáculo com toda a segurança e cuidados sanitários”, apresenta Adriana Silva.

O Porto Ambient – que encerra o circuito da exposição – abordará o ciclo da água e todos os cuidados necessários para seu tratamento. “Usar a água nossa de cada dia como tema de uma exposição audiovisual e contação de histórias para o público infantojuvenil já é por si uma iniciativa cidadã,” diz Paulo Roberto Oliveira, presidente da GS Inima Ambient e patrono da 20ª FIL. Para ele, fazer o elo da discussão sobre a importância da água com a obra de escritores como Mia Couto, Julio Verne e Ignácio de Loyola Brandão, “é de uma beleza sem par. Parabéns, Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto”, destaca Oliveira.

Festival de Contação de Histórias

A programação inclui também uma agenda recheada com contação de histórias que acontecerá na Praça de Eventos B, inspiradas em três obras infantojuvenis: “Terra Costurada com Água”, de Lucia Hiratsuka; “Água… o tesouro da terra”, de Andréa Avelar e “Pablo e o ciclo da água”, Raquel Ribeiro e Andréia Vieira. As contações serão realizadas diariamente às 14h, 16h e 19h e serão interpretadas por Monalisa Machado, Lorena Ramos e Poliana Savegnago. Escolas das redes municipal, estadual e particular podem agendar a participação para levarem seus alunos, através da plataforma da Fundação: www.fundacaodolivroeleiturarp.com

A presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Dulce Neves, explica que a exposição “Água Nossa de Cada Dia” é um projeto educativo e que mostra a utopia da água através de uma viagem literária. “É um passeio para toda família que visa despertar o público para a conscientização ambiental e tratar de um tema tão atual e importante que é a água. A nossa missão primordial é fomentar a leitura e a valorização cultural local, para atrairmos cada vez mais pessoas para o universo literário e, desta vez, será através de uma produção audiovisual imersiva”, explica Dulce Neves.

Apoio

“O RibeirãoShopping é um grande incentivador da cultura e da arte e ter a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto como parceira nessa exposição é um privilégio. A mostra audiovisual promete estimular a reflexão de forma educativa e interativa”, acrescenta Maira Lisa Ferrari, gerente de marketing do RibeirãoShopping.
A exposição audiovisual imersiva “Água Nossa de Cada Dia” é uma realização do Ministério do Turismo, GS Inima Ambient, Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e apoio do RibeirãoShopping.

“Água Nossa de Cada Dia” | Exposição Audiovisual
Data: 5 a 12 de outubro
Horário: 15h, 17h, 18h30 e 20h
Local: Centro de Eventos do RibeirãoShopping
Endereço: Av. Cel. Fernando Ferreira Leite, 1540 – Jardim Califórnia – Ribeirão Preto (SP)
Entrada gratuita

“Água Nossa de Cada Dia” | Festival de Contação de Histórias
Data: 5 a 12 de outubro
Horário: 14h, 16h e 19h
Local: Praça de Eventos B – RibeirãoShopping
Endereço: Av. Cel. Fernando Ferreira Leite, 1540 – Jardim California – Ribeirão Preto (SP)
Entrada gratuita