ÁREA DO ASSOCIADO

  • Conectar-se
  • Ações sustentáveis marcam o Dia do Meio Ambiente

    11/06/2021

    Operação do grupo Iguá salienta as práticas de preservação com o meio ambiente

    Neste sábado comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, data instituída a fim colocar em pauta temas associados à preservação ambiental. Por isso em comemoração, a Atibaia Saneamento distribuiu aos clientes e seus colaboradores kits individuais para plantio de hortaliças, incentivando o contato e cuidado com a natureza. A empresa sempre celebra a data com um evento interno em prol do meio ambiente, mas com a atual crise sanitária, a operação precisou fazer adaptações para respeitar o momento. A operação do grupo Iguá também lançará neste mês um vídeo em parceria com a SAAE e a Secretaria da Educação do município com conteúdo dirigido aos alunos do Ensino Fundamental 1, com o objetivo de explicar os processos do ciclo do saneamento básico na Estação de Tratamento de Água (ETA) e na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

    Entre as ações sustentáveis já realizadas pela Atibaia Saneamento por meio da Parceria Público-Privada com a SAAE, está a reciclagem do lodo produzido no processo de tratamento de esgoto. Na reutilização, o resíduo que seria destinado a um aterro sanitário passa a servir como fertilizante orgânico para uso agrícola, auxiliando na diminuição do volume de sólidos nos aterros sanitários. A ação sustentável destina, todos os meses, cerca de 40 toneladas de lodo gerado na ETE Estoril à Tera Ambiental, onde é feita a compostagem do material. Além dos benefícios ambientais, a reciclagem do biossólido rico em matéria orgânica é mais eficaz que os adubos sintéticos e pode custar até 50% menos, uma ótima vantagem para o produtor rural.

    A Atibaia Saneamento desde 2020 abastece todos seus veículos automotivos apenas com etanol, com exceção dos movidos 100% a diesel. O biocombustível em questão é uma alternativa renovável e com menor emissão de gases poluentes.

    Pensando também em questões ESG (Environmental, Social and Governance), a Iguá, operadora privada da Atibaia Saneamento, contempla em seu planejamento estratégico de sustentabilidade denominado SERR (Segurança hídrica; Eficiência na gestão do ciclo da água; Responsabilidade na coleta e no tratamento de esgoto e Respeito às pessoas) iniciativas pertinentes a preservação dos recursos naturais e manutenção dos ecossistemas. “Para nós, a sustentabilidade é um pilar primordial.

    Procuramos aperfeiçoar nossos processos de tratamento de efluentes, contribuindo para a recuperação dos recursos hídricos e ampliação da cobertura de esgotamento sanitário em Atibaia”, comentou o diretor da Atibaia Saneamento, Mateus Banaco. O gestor reforça o compromisso da organização com a coleta, tratamento e destinação de esgoto, além da responsabilidade da companhia na gestão dos resíduos sólidos, práticas que já são uma realidade na operação. Atualmente, de acordo com o Sistema de Informações sobre Saneamento (SNIS 2019), 78,96% da população atibaiense é atendida com esgotamento sanitário e o índice de tratamento de esgoto com relação ao volume de água consumido chega a 78,05%, quase 30% acima da média nacional.

    Compartilhe: