ÁREA DO ASSOCIADO

  • Conectar-se
  • Índice de perdas de água em Sumaré é o segundo menor da história do município

    09/11/2020

    Resultado é referente ao mês de setembro. BRK Ambiental amplia ações de combate às perdas e garante mais disponibilidade de água aos sumareenses

    O índice de perdas de água de Sumaré no mês de setembro fechou em 31,7%, o segundo menor da história da cidade e o melhor do ano. O resultado é fruto do trabalho diário realizado pela BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Sumaré, e é 5% menor se comparado ao mesmo mês em 2019, que fechou em 36,7%. Na prática, isso representa 77 milhões de litros de água que foram preservados somente no mês de setembro de 2020, suficientes para abastecer mais de 1.000 pessoas por um ano.

    Em 2015, quando a concessionária passou a administrar os serviços de água da cidade, o índice de perdas era superior a 60%. No total, desde o início da concessão, já foi possível economizar 6,5 bilhões de litros de água, suficientes para abastecer mais de 89 mil pessoas por um ano ou o município de Sumaré por 113 dias.

    Para alcançar a marca atual, a concessionária estruturou um plano dedicado exclusivamente ao controle de perdas no município, entendendo que essa é uma questão central para a qualidade, sustentabilidade e eficiência do sistema de abastecimento de Sumaré.

    Entre as principais ações executadas em 2020, até o momento, estão a instalação de mais dez macromedidores, a substituição de 2 mil metros de redes antigas por novas e a troca de 559 ligações de água. Além disso, ainda neste ano, 540 quilômetros de redes passarão por pesquisa ativa de vazamentos não visíveis e serão intensificadas as análises por fraudes e irregularidades no município.

    “O principal objetivo dessas ações é termos maior disponibilidade de água para a população de Sumaré e permitir o crescimento ordenado do município, diminuindo o impacto ambiental na captação e prestando um serviço de qualidade para a cidade. É um trabalho que vai ocorrer durante toda a concessão, uma vez que reduzir o índice de perdas e mantê-lo em patamar adequado exige planejamento e ações contínuas por parte da concessionária”, explica Rafaella Lange, gerente de operações da BRK Ambiental em Sumaré.

    No primeiro semestre deste ano, a concessionária já havia atingido um bom resultado, quando o índice de perdas fechou em 36,4%, um número menor se comparado ao mesmo período de 2019, que fechou em 38,9%. Na prática, isso representa 262 milhões de litros de água que foram preservados somente no primeiro semestre de 2020.

    A BRK Ambiental reforça que o combate às perdas de água é fundamental para melhoria e otimização de todo o sistema. A redução das perdas não é um ato isolado, mas de todos. Por isso, sempre quando houver uma suspeita de vazamento ou de ligações clandestinas é importante comunicar diretamente a concessionária.

    O contato pode ser feito gratuitamente pelo 0800 771 0001, no site www.brkambiental.com.br/sumare ou pelas redes sociais. A participação e o envolvimento da população são fundamentais para que Sumaré continue avançando em redução de perdas.

    Compartilhe: