ÁREA DO ASSOCIADO

  • Conectar-se
  • GS Inima Samar diz que investimentos preparam Araçatuba para o futuro

    06/02/2020

    Prestação de contas e projetos aconteceu em encontro realizado com o Comsaba pela manhã na Aean

    Um encontro foi realizado nesta quarta-feira (29) pela GS Inima Samar, para apresentar ao Comsaba (Conselho Municipal de Saneamento Básico), as ações realizadas e os projetos que serão colocados em prática durante o ano.

    Ele aconteceu na sede da Aean (Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste), onde o diretor técnico da concessionária, Rondinaldo Lima, explicou que os investimentos realizados pela empresa são para preparar Araçatuba (SP) para o futuro.

    “A cidade já é universalizada. Agora, o mais importante é manter a qualidade desses serviços, preparando as estruturas para garantir a segurança hídrica com o desenvolvimento e crescimento do município”, declarou.

    Ele explicou que Araçatuba, com 100% de abastecimento de água tratada, 99% do esgoto coletado e 100% do esgoto tratado, está entre as melhores cidades do país no ranking do saneamento.

    No Brasil, 83% da população é atendida com água tratada, 58% tem coleta de esgoto e apenas 46% têm esgoto tratado.

    Destaque

    Com relação aos projetos em execução, Lima destacou a obra para reversão das bacias de esgoto da zona norte da cidade. São mais de R$ 33 milhões de investimento, com previsão de entrega oficial nas próximas semanas.

    De acordo com ele, trata-se de uma das maiores obras de saneamento de Araçatuba, pois solucionará definitivamente os passivos ambientais e promoverá o destravamento econômico dos parques industriais do município.

    Em março deve ter início a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água no complexo Baguaçu, que distribui água para mais de 60% da população.

    Já para maio, a GS Inima Samar pretende inaugurar a usina de secagem térmica de lodo, projeto inovador na América Latina. Ela deverá reduzir em até 80% os resíduos gerados no processo de tratamento de esgoto.

    Novo reservatório

    Há ainda projeto para a construção de um novo reservatório de água tratada para atender o crescimento populacional da zona norte de Araçatuba. Atualmente essa região já representa 30% da população da cidade.

    Lima também falou dos investimentos realizados para diminuir as perdas de água tratada, que representam 36% da produção.

    Entre eles estão a automação dos painéis de controle dos sistemas de produção; conclusão das obras de setorização; e a redundância do sistema de abastecimento do bairro Jussara.

    Com esse procedimento concluído, ele poderá receber água do complexo Baguaçu em caso de interferência no Sistema do Poço Profundo.

    Fonte: Hojemais.com.br

    Compartilhe: