ÁREA DO ASSOCIADO

  • Conectar-se
  • GS Inima Brasil é a nova acionista da SAMAR – Soluções Ambientais de Araçatuba

    04/05/2016

    O prefeito em exercício de Araçatuba, Carlos Hernandes, anunciou na manhã desta terça-feira (03/05/2016), a assinatura do termo de anuência para a transferência das ações da SAMAR- Soluções Ambientais de Araçatuba – até então pertencentes à OAS Soluções Ambientais, para a GS Inima Brasil Ltda., empresa que atua no ramo de saneamento no Brasil desde 1995. O anúncio foi feito em cerimônia na Prefeitura Municipal de Araçatuba, que reuniu autoridades, imprensa, comissários da Agência Reguladora -DAEA e vereadores. Também estavam presentes o diretor presidente da GS Inima Brasil, Paulo Roberto de Oliveira, e o presidente da SAMAR, Ricardo Esteves.

    Com a aprovação da Prefeitura Municipal de Araçatuba, que é o poder concedente no contrato de concessão dos serviços de água e esgotamento sanitário firmado com a SAMAR, a GS Inima Brasil adquire oficialmente as ações representativas de 100% do capital social da SAMAR e, com isto, assume todos os ativos e passivos da concessionária.

    A transferência da titularidade das ações, no entanto, não traz qualquer alteração em relação ao contrato de concessão dos serviços de água e esgoto que foi firmado entre a Prefeitura de Araçatuba e a SAMAR.

    É importante ressaltar ainda que a SAMAR jamais deixará de ser uma empresa araçatubense, pois foi criada em 2012 com o propósito específico de prestar serviços públicos de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário na área urbana do Município de Araçatuba até o ano 2042. procedimentos para a transferência do controle societário da concessionária obedecem ao que é determinado Lei de Concessões (Lei Federal 8.987/95) e pelo próprio contrato de concessão.

    Novos investimentos

    Durante a cerimônia, o diretor presidente da GS Inima Brasil, Paulo Roberto  de Oliveira, informou que ao tornar-se acionista da SAMAR, o grupo  assume também todas as obrigações decorrentes deste contrato de concessão, garantindo a continuidade de todas as obras e serviços previstos no contrato. Ele ainda enfatizou que a transferência de titularidade em nada altera ou diminui as obrigações de atingimento de metas progressivas de expansão e de qualidade dos serviços públicos assumidos pela Concessionária SAMAR em Araçatuba. “Todas as obrigações decorrentes do contrato de concessão continuarão a ser cumpridas e já foram ratificadas pela GS Inima Brasil perante a Prefeitura Municipal de Araçatuba”.

    O presidente da GS Inima anunciou que serão investidos 100 milhões de reais em Araçatuba, nos próximos três anos. A primeira obra a ser retomada será a reversão da bacia de esgoto da Estação de Tratamento de Esgoto “Maria Izabel”. A estação recebe hoje 15% do esgoto coletado em Araçatuba, mas suas duas lagoas não são suficientes para atender toda a demanda da região que conta com dois grandes distritos industriais. Com a reversão, toda o esgoto que hoje chega a ETE Maria Izabel será encaminhado à Estação de Tratamento de Esgoto Baguaçu, do outro lado da cidade.

    Compartilhe: