ÁREA DO ASSOCIADO

  • Conectar-se
  • Evento discute produção de biogás como fonte limpa de energia

    27/07/2016

    Encontro realizado na Es­tação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Ribeirão Preto, admi­nistrada pela empresa Ambient, discutiu a produção de biogás, um tipo de combustível renová­vel que, em todo mundo, é utili­zado como fonte de energia elé­trica ou aquecimento. Entre os palestrantes esteve o doutor em engenharia sanitária, especialis­ta no assunto, Fabio Pressinotti.

    Ele é brasileiro, mas mora na Alemanha há 10 anos, onde de­senvolve projetos de produção e utilização do biogás. Foi convi­dado do Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Ser­viços Públicos de Água e Esgoto (Sindcon). Para Pressinotti, as vantagens ambientais e financei­ras dos projetos de biogás, mesmo quando o retorno é mais demo­rado, justificam a adoção de ini­ciativas do gênero.

    O engenheiro aponta como pré-requisito que o sistema seja viável técnica e economicamente e, muito importante, que o siste­ma de tratamento de esgoto não seja prejudicado. “O objetivo de uma estação de tratamento de esgoto é, em primeiro lugar, tratar esgoto e não aproveitar o biogás”, explica. Ainda segundo o especia­lista, o aproveitamento energéti­co do biogás (gás combustível à base de metano) produzido em reatores presentes no processo de estações de tratamento de esgoto é uma alternativa ainda pouco praticada no Brasil, onde encontra grande potencial.

    Gerida pela iniciativa priva­da, a ETE Ribeirão Preto é um bom exemplo de aproveitamen­to energético do biogás. Segun­do a edição 2016 do anuário Panorama da Participação Privada no Saneamento, a concessionária Ambient pro­duz 60% da energia que con­some na estação a partir do biogás. “O uso dessa tecnologia pioneira é um bom exemplo de como a iniciativa privada pode contribuir com avanços signifi­cativos na área do saneamento”, completa Alexandre Lopes, pre­sidente do Sindcon.

    Publicado originalmente na Tribuna Ribeirão

     
    Confira as fotos do Curso de Capacitação:


    Curso de Capacitação - Aproveitamento Energético do Biogás

     

    Compartilhe: