Evento discute produção de biogás como fonte limpa de energia
27/07/2016

Encontro realizado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Ribeirão Preto, administrada pela empresa Ambient, discutiu a produção de biogás, um tipo de combustível renovável que, em todo mundo, é utilizado como fonte de energia elétrica ou aquecimento. Entre os palestrantes esteve o doutor em engenharia sanitária, especialista no assunto, Fabio Pressinotti.
Ele é brasileiro, mas mora na Alemanha há 10 anos, onde desenvolve projetos de produção e utilização do biogás. Foi convidado do Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Sindcon). Para Pressinotti, as vantagens ambientais e financeiras dos projetos de biogás, mesmo quando o retorno é mais demorado, justificam a adoção de iniciativas do gênero.
O engenheiro aponta como pré-requisito que o sistema seja viável técnica e economicamente e, muito importante, que o sistema de tratamento de esgoto não seja prejudicado. “O objetivo de uma estação de tratamento de esgoto é, em primeiro lugar, tratar esgoto e não aproveitar o biogás”, explica. Ainda segundo o especialista, o aproveitamento energético do biogás (gás combustível à base de metano) produzido em reatores presentes no processo de estações de tratamento de esgoto é uma alternativa ainda pouco praticada no Brasil, onde encontra grande potencial.
Gerida pela iniciativa privada, a ETE Ribeirão Preto é um bom exemplo de aproveitamento energético do biogás. Segundo a edição 2016 do anuário Panorama da Participação Privada no Saneamento, a concessionária Ambient produz 60% da energia que consome na estação a partir do biogás. “O uso dessa tecnologia pioneira é um bom exemplo de como a iniciativa privada pode contribuir com avanços significativos na área do saneamento”, completa Alexandre Lopes, presidente do Sindcon.
Publicado originalmente na Tribuna Ribeirão
Confira as fotos do Curso de Capacitação:
