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  • Entrevista com Giuliano Dragone

    18/12/2015

    Sobre

    Giuliano Dragone possui 16 anos de experiência no setor de saneamento, atualmente é Diretor Técnico da GS Inima Brasil e Presidente do SINDCON. Foi diretor técnico e de gestão da CAB ambiental, responsável por unidades operacionais de água e esgoto em todo o país. Atuou também nas concessionárias privadas de saneamento, Águas de Limeira, Águas do Amazonas e Ondeo em Porto Rico.

    É engenheiro de produção química, formado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com especialização em processos de saneamento, automação e instrumentação pelo Office Internacional de L’eau, França.

     

    Tema

    A última edição do SINDCON Destaca deste ano é um balanço da gestão de Giuliano Dragone, frente a presidência do SINDCON nos últimos 4 anos, com especial foco na implantação do planejamento estratégico, que há dois anos, em 2013, havia sido definido como o eixo de atuação para fazer cumprir as prioridades do Sindicato, em diferentes áreas: gestão, tecnologia e inovação e comunicação.

     

    Entrevista

    1 – GIULIANO, QUAL O PRINCIPAL OBJETIVO DA IMPLANTAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NO SINDCON – UM DOS PONTOS FORTES DE SUA GESTÃO?
    GD – O planejamento estratégico é uma ferramenta vital e de suma importância para a sobrevivência e desenvolvimento de qualquer organização, independente do mercado em que atua. Ele representa um diferencial competitivo para a criação de cenários projetados com base em indicadores, dando suporte para a tomada de decisão e continuidade dos trabalhos, mapeamento dos stakeholders, definição de objetivos e metas, além de ser um processo permanente e contínuo voltado para o futuro.

    Ouvimos e nos aproximamos dos nossos associados de forma verticalizada, transmitindo informação diversa do setor de saneamento, focando o segmento privado, importante ator para que a universalização se torne uma breve realidade em nosso país.
    2 – COMENTE SOBRE OS PRINCIPAIS TRABALHOS DESENVOLVIDOS NOS ÚLTIMOS ANOS DE SUA GESTÃO.

    Um dos trabalhos mais significativos foi a implantação da coleta de informações para alimentar o SPRIS (Sistema de Informações do Segmento Privado do Setor de Saneamento). Os números – apurados entre os associados e consolidados de acordo com metodologia científica específica para a formação de banco de dados – são hoje uma referência para o setor de saneamento, sendo publicados periodicamente no anuário da ABCON (Panorama da Participação Privada no Saneamento).

    Outra iniciativa da qual nos orgulhamos, que já está dando frutos e se consolida, é o Prêmio Sustentabilidade, que volta a ser entregue em 2017.

    Não podemos esquecer, ainda, dos Cursos de Capacitação, que abordaram diversos temas, de sociedades em rede à gestão de recursos hídricos, e qualificaram centenas de pessoas. Foram atividades totalmente gratuitas e enriquecedoras.

    Com relação à comunicação, a busca pela modernidade e a necessidade de estarmos em sintonia com a era digital nos levaram a implementar o relacionamento a partir das mídias sociais, uma rede que se amplia constantemente e pela qual circulam informações valiosas para quem atua nas concessionárias privadas de saneamento.

    Outra frente de comunicação inaugurada em nossa gestão foi a revista CANAL SINDCON, que já está contribuindo de forma efetiva para a aproximação entre o Sindicato e seus associados.
    Em 2016, o SINDCON completa 15 anos e a ABCON, 20 anos, e queremos comemorar a data com muito mais gente participando de nossas atividades, como o ENA – Encontro Nacional das Águas, o Prêmio Sustentabilidade e outras iniciativas.

    3 – E POR FALAR EM ENA – ENCONTRO NACIONAL DAS ÁGUAS, QUAIS AS NOVIDADES PARA 2016?

    Foi assinado no início de dezembro, um acordo entre o SINDCON e a Reed Exhibitions Alcantara Machado, para realização da 6ª. edição do ENA, paralelo à Pollutec Brasil, feira multissetorial, com 40 anos de tradição na Europa, Argélia e Marrocos, cuja primeira edição acontecerá de 12 a 15 de abril, no Anhembi, SP.

    A parceria vai agregar aos participantes do Encontro, que poderão ter acesso à Feira de forma gratuita e se atualizar com os mais modernos produtos e serviços do mundo.

    Aproveito esse momento para agradecer a todos os que nos auxiliaram nessa caminhada e permitiram que o SINDCON pudesse ampliar seus horizontes durante a nossa gestão. Acredito que o trabalho para atingir o associado em todos os níveis foi a marca dos últimos dois anos.

    Desejo boa sorte ao Alexandre Lopes, novo presidente e, aos demais diretores e conselheiros.

    Estarei por perto, sempre disposto a contribuir com o nosso Sindicato. Afinal, ele pertence a todos nós.

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