ÁREA DO ASSOCIADO

  • Conectar-se
  • Entidades se reúnem com Secretário Nacional de Saneamento

    29/07/2016

    Foto 3

    Entidades do setor de saneamento reuniram-se em Brasília, no último dia 13 de julho, com o Secretário Nacional de Saneamento, Alceu Segamarchi Jr.

     

    Representada pela diretora executiva, Ana Lia de Castro, a associação levou suas contribuições numa prévia à audiência que o grupo terá em breve com o ministro das Cidades, Bruno Araújo.

     

    Preocupadas com a pouca estrutura da Secretaria de Saneamento para atender a todas as demandas do setor, as entidades apresentaram um novo formato descentralizado para esta pasta, nos moldes do Ministério da Saúde, criando unidades de apoio técnico nas cinco regiões do país.

     

    Propuseram uma revisão no curto prazo do Plano Nacional de Saneamento  (Plansab), tendo em vista as mudanças do cenário econômico do país e do déficit fiscal da União, Estados e Municípios, incapazes de investir para o aumento da cobertura dos serviços de água e esgoto.

     

    A ABCON defende a inserção no Plansab de um programa de incentivo e apoio às parcerias público-privadas. Ainda no âmbito institucional, as entidades propõem a implantação de um sistema de certificação e auditoria das informações do Sistema Nacional de Informações de Saneamento, o SNIS, para garantir maior credibilidade ao sistema.

     

    Além da ABCON, participaram da reunião as entidades Sinaenco, Abes, Assemae, Aesbe, Asfamas, Apecs e Sindesan.

    Compartilhe: