ÁREA DO ASSOCIADO

  • Conectar-se
  • Debate sobre o acesso universal

    17/09/2014

    ENA_0199b

    A plenária inicial do 5º ENA debateu o tema “Cooperação para Garantia da Segurança Hídrica”. Participaram da discussão o professor Gesner de Oliveira, da FGV; Thomas Van Waeyenberge, da Aquafed; Antônio Sérgio Ferrari Vargas, Vice-presidente da Aesbe; Silvio Marques, Presidente da Assemae; e Álvaro Menezes da Costa, Vice-presidente da ABES. O Presidente do Conselho Diretor da ABCON, Paulo Roberto de Oliveira, foi o mediador.

     

    Para Gesner, há um claro desnível entre o PIB do país e os níveis de cobertura no saneamento. “Algo precisa ser feito para superarmos esse déficit”, alertou ele, logo no início da plenária. Thomas, da Aquafed, apresentou resultados de parcerias em outros países, destacando o esforço que as empresas realizam para superar os mitos que ainda envolvem a participação do privado no saneamento.

     

    Alguns tópicos como a regulação, a desoneração, o fortalecimento da gestão do setor e a necessidade de se manter o prazo para os Planos Municipais de Saneamento Básico foram considerados de interesse comum a todos para que o saneamento avance no país.

    Compartilhe: