ÁREA DO ASSOCIADO

  • Conectar-se
  • Concessionárias privadas celebram o Dia Mundial da Água

    21/03/2017

    Empresas de saneamento ligadas à ABCON (Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto) e SINDCON (Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto) estão celebrando o Dia Mundial da Água, 22 de março, em todo o país.

    Na verdade, as atividades se prolongam muitas vezes por toda a semana. Em Piracicaba (SP), a Águas do Mirante promove em parceria com o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), a “Semana da Água”, que engloba uma série de atividades, como: palestra, exposição de fotos do sistema de esgotamento sanitário e distribuição de materiais informativos no hospital Unimed, implantação de laboratório itinerante na área central do município, passeio ecológico, plantio de árvores e apresentação da ampliação da ETE Capim Fino.
    Em Araçatuba (SP), a concessionária Samar também promove sua “Semana da Água”, com várias programações e lançamentos de projetos. Na quarta, 22.03, haverá uma palestra com o convidado Lupércio Ziroldo Antonio- Diretor do DAEE e Governador do Conselho Mundial da Água que dará um diagnóstico atualizado sobre a água e explicará a importância de o Brasil sediar do Fórum Mundial da Água no próximo ano.
    Na capital amazonense, a Manaus Ambiental realiza ações de sensibilização, orientando a população sobre o uso correto da água, evitando o desperdício e, principalmente, cuidando da água que é um bem precioso e precisa ser bem tratada. As ações começaram no início do mês de março com uma programação de visitas especiais na sede da Manaus Ambiental (programa “Portas Abertas”), atendendo escolas, universidades, pesquisadores e continuaremos a programação especial até o fim mês de março.

    E na região dos Lagos, no Rio de Janeiro, a concessionária Prolagos vai celebrar o Dia Mundial da Água com extensa programação. O objetivo é despertar a conscientização da população para a preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos, vitais para o desenvolvimento da região, essencialmente turística. A programação começa na quarta-feira, 22.03, com atividades gratuitas no Horto Escola Artesanal de São Pedro da Aldeia. Na ocasião, mais de 200 alunos participarão do evento.

    Alinhados com a ONU, a ABCON e SINDCON trabalharam o ESGOTO, como tema central do DIA MUNDIAL DA ÁGUA numa campanha junto as mídias sociais, onde foram ouvidas as opiniões da população, que pede mais saneamento básico em suas cidades – um direito de todo o cidadão brasileiro: receber água com qualidade e ter seu esgotos coletados e tratados. ” Entendemos que o parceiro privado pode ser uma solução eficiente e eficaz para o atendimento dessa demanda em nosso país” comenta, Alexandre Lopes, presidente do Sindcon e vice presidente da Abcon.

    No Brasil, de acordo com dados do último SNIS – Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, metade da população brasileira continua sem acesso a sistemas de esgotamento sanitário, e apenas 42,67% do esgoto coletado é tratado. Isso significa bilhões de litros de esgoto despejados no meio ambiente, poluindo mananciais e representando uma verdadeira agressão ao direito humano à água e saneamento.

    Compartilhe: