ÁREA DO ASSOCIADO

  • Conectar-se
  • Com PPP, São Lourenço da Mata (PE) será totalmente saneada

    05/11/2014

    Com PPP, São Lourenço da Mata (PE) será totalmente saneada

    São Lourenço da Mata será a primeira cidade a ter a sua área urbanizada totalmente saneada entre os 14 municípios da Região Metropolitana do Recife e Goiana a serem contemplados pela Parceria Pública Privada (PPP) do Saneamento, o Programa Cidade Saneada. Lá as obras foram iniciadas e devem ser concluídas em outubro do próximo ano. O investimento será de R$ 90 milhões. As obras da PPP devem ser implantadas em 12 anos e pretendem coletar 90% do esgoto nas 15 cidades, tratando 100% do que for coletado.

    Os canteiros das obras foram implantados em São Lourenço da Mata. No pico das obras, 700 pessoas trabalharão na implantação do serviço. “Prioritariamente, aproveitaremos a mão de obra local. Vamos fazer um convênio com a Prefeitura (de São Lourenço da Mata) que vai cadastrar as pessoas que desejam trabalhar na obra. Na primeira quinzena de outubro, os interessados podem procurar a Prefeitura”, diz o presidente da Odebrecht Ambiental, Pedro Leão. Os cadastrados serão encaminhados à empresa. “Fizemos assim com a Arena Pernambuco e deu certo”, lembra Pedro.

    “A gente não costuma dizer que São Lourenço será 100% saneada, porque em locais como palafitas e favelas não vamos conseguir implantar o serviço”, afirma o presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares. Desse modo, a cobertura de saneamento será superior a 80%.

    O prefeito de São Lourenço da Mata, Ettore Labanca (PSB), argumenta que o programa vai acabar com o esgoto escorrendo a céu aberto como ocorre hoje em vários bairros. Nos últimos anos, foram construídos alguns conjuntos habitacionais populares naquela cidade sem o esgotamento sanitário.

    As obras da PPP incluem a construção de seis estações elevatórias de esgoto, uma estação de tratamento (também de esgoto) e a implantação de 200 km de redes coletoras em São Lourenço. Os primeiros bairros a serem contemplados serão: Ersina Lapenda, Vila do Reinado, Caiará, Pixete, Centro, Nova Tiúma, Chã de Tábua, Várzea Fria, Capibaribe, Bela Vista, São Paulo e São João.

    (Publicado no Jornal do Commércio-PE)

    Compartilhe: