ÁREA DO ASSOCIADO

  • Conectar-se
  • CARTA ABERTA: O Marco da modernização do saneamento no Brasil

    30/09/2020

    O setor mais atrasado da infraestrutura celebra hoje mais um passo rumo à modernização. O leilão para a concessão regionalizada dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da Região Metropolitana de Maceió teve resultados surpreendentes. Com um ágio de 13.182%, o Governo de Alagoas receberá uma outorga de R$ 2 bilhões que serão revertidos em investimentos para a população.

    A concessão, de 35 anos, prevê o atendimento de 1,5 milhão de pessoas e investimentos estimados em R$ 2,6 bilhões. O contrato prevê também a universalização do abastecimento de água para os próximos 6 anos, hoje disponível para 89% da população, e o acesso à coleta e tratamento de esgoto para 90% da população nos próximos 16 anos, frente ao índice atual de apenas 27%. Além do atendimento, a concessão prevê indicadores de desempenho de qualidade e eficiência inclusive para a redução do nível de perdas de água, que deverá passar de 59% para um limite máximo de 25%.

    Além dos concretos resultados que serão refletidos na vida dos alagoanos, o leilão realizado hoje mostra a real modernização do saneamento brasileiro. O certame contou com a participação de sete grupos sólidos, incluindo empresas públicas e privadas e agentes de outros setores da infraestrutura. Essa pluralidade concretiza a argumentação da atratividade do setor e da capacidade dos agentes e investidores de atuar no saneamento brasileiro.

    A concorrência foi concretizada atendendo a todos os critérios de transparência e compliance requeridos pela B3 e tendo como base cerca de 3 anos de uma estruturação de projeto sólida e robusta talentosamente desenvolvida pelo BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

    Hoje, o mundo tem seus olhos direcionados para o saneamento brasileiro. É preciso comemorar e parabenizar todos os atores envolvidos nesse processo. O Governo do Estado de Alagoas pela conduta visionária ao optar pelo caminho da competição, o BNDES pelo excelente trabalho desenvolvido, a BRK Ambiental e demais competidores pela ousadia e disposição de investir no setor.

    A Abcon – Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto acredita na força e relevância do saneamento brasileiro e segue comprometida em levar abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto com eficiência e qualidade à população brasileira.

    Parabéns, Brasil.

     

    Baixe essa carta aberta em PDF!

    Compartilhe: