ÁREA DO ASSOCIADO

  • Conectar-se
  • Águas do Mirante inaugura Viveiro Educador

    28/03/2016

    A concessionária Águas do Mirante inaugurou o ‘Viveiro Educador’, espaço dedicado às práticas ambientais que incluem atividades de produção, plantio e cultivo de sementes e mudas. Na oportunidade, o evento contou com a participação de mais de 30 pessoas, dentre elas, colaboradores, alunos da Escola Estadual Dom Eduardo Milad Koaik, localizada no bairro Santa Fé e membros das comunidades da Jupiá, Novo Horizonte e Vila Rezende.

    Promovido pela área de Projetos Socioambientais pelo Programa Piracicaba Rede 100%, o projeto ‘Estruturação de Viveiro Educador’, visa a minimização dos impactos ambientais, por meio de aulas ministradas pela equipe técnica da Bioflora. Além disso, a atividade tem o objetivo de incitar o debate e a participação popular e das instituições de ensino, para a formação de sociedades sustentáveis, despertando o senso de responsabilidade.

    Na oportunidade, convidados participaram de uma simulação de plantio de sementes. Além disso, a equipe técnica explanou brevemente sobre os processos de cultivo.

    Durante o discurso de inauguração, o diretor-presidente da Águas do Mirante, Jorge Amin, reforçou a função complementar exercida pela iniciativa. “O projeto foi idealizado com a proposta de minimizar os impactos ambientais promovidos pelas intervenções. Acreditamos que esta é uma maneira eficaz devolvermos ao meio ambiente aquilo que de alguma forma tiramos dele. Outro fator relevante, é a contribuição que esta atividade proporciona a formação das novas gerações”, destaca o presidente.

    “Esse trabalho que estamos desenvolvendo é de extrema importância para as futuras gerações, pois acreditamos que a educação ambiental pode exercer um papel determinante para conscientização da população em geral, além de possibilitar o debate sobre o reflorestamento e a preservação do meio ambiente”, explica André Nave, diretor da Bioflora.

    “Como representante de uma instituição de ensino, posso afirmar que a parceria firmada entre concessionária e a escola, é uma ação positiva, pois possibilita o conhecimento de uma área específica e contribui com a conscientização ambiental”, esclarece Valdete Padovezi, diretora da escola estadual Dom Eduardo Milad Koaik.

    De acordo com a gestora de Projetos Socioambientais, Maria Aparecida Draheim, a implantação do Viveiro Educador é um desejo antigo, que pôde ser agilizado por meio dos incentivos do Programa Piracicaba Rede 100%.  “Para nós, este projeto é a concretização de um sonho que conseguimos realizar graças aos parceiros que acreditaram na iniciativa como as comunidades, as instituições de ensino, a Caixa Econômica Federal, entre outros apoiadores. Não posso deixar de destacar o trabalho feito pela Bioflora, que contribuiu significamente com informações e técnicas fundamentais para a execução desta atividade”, ressalta a gestora.

    Compartilhe: