ÁREA DO ASSOCIADO

  • Conectar-se
  • Águas do Imperador inaugura biodigestor do quarteirão brasileiro

    27/02/2015

    Mais um bairro de Petrópolis foi beneficiado com um Biodigestor construído por Águas do Imperador: inaugurada em 08 de fevereiro, a unidade do Quarteirão Brasileiro trata 160 mil litros de esgotos por dia de 2 mil moradores. Como acontece em todos os biodigestores da concessionária, a nova unidade tem compromisso socioambiental e apresenta soluções sustentáveis.

    O biogás gerado pelo tratamento biológico do esgoto está sendo disponibilizado para a Escola Paroquial Nossa Senhora das Graças, que fica ao lado do Biodigestor, e não há cobrança de tarifa pelo tratamento de esgoto. Durante a implantação da unidade, colaboradores da concessionária realizaram diversas atividades de educação ambiental na Escola Paroquial, entre elas uma oficina com os alunos, que resultou em um jardim suspenso feito com pneus e canos. A empresa ainda patrocinou um projeto literário na mesma instituição.

    Na construção dos filtros do Biodigestor foram reaproveitados 70 mil garrafas PET e 750 pneus (doados pela Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis), proporcionando destino nobre aos materiais poluentes. Além disso, a área no entorno da unidade foi urbanizada – com apoio da Prefeitura de Petrópolis e da Companhia Petropolitana de Transportes – passando a contar com estacionamento, bancos, abrigo de ônibus e academia ao ar livre. A obra contemplou ainda a construção de um muro de contenção no leito do rio.

    O evento de inauguração contou com a presença de Rubens Bomtempo, prefeito de Petrópolis, Marcio Salles, diretor de Águas do Imperador, Padre Jacque, pároco da Catedral São Pedro de Alcântara, Paulo Daher, monsenhor da Mitra Diocesana de Petrópolis, além de representantes do legislativo e de colaboradores da concessionária.

    Além do Biodigestor do Quarteirão Brasileiro, Águas do Imperador ainda conta com outras unidades, beneficiando 10,4 mil pessoas com o tratamento de 731 mil litros de esgoto por dia. As obras, sempre sustentáveis, garantiram o aproveitamento de 280 mil garrafas pet e quase três mil pneus.

    Compartilhe: