ÁREA DO ASSOCIADO

  • Conectar-se
  • Águas de Votorantim conclui automação nas ETAs da cidade

    20/05/2016

    A concessionária Águas de Votorantim concluiu, no final de abril, a inserção dos dados de vazão, pressão e status dos equipamentos das quatro Estações de Tratamento de Água do município. De acordo com o engenheiro Rafael D´Carlo Bernardino, a iniciativa possibilita identificar os setores onde estão tendo maior índice de perda de água e direcionar as ações para essas localidades. Antes, essas informações eram coletadas diariamente, de forma manual, em todo o sistema.

    Águas de Votorantim também já deu início ao processo de instalação de telemetria nos medidores, com a inserção de dados de vazão e pressão de recalque dos equipamentos instalados nos reservatórios. Com isso, será possível acompanhar pelo Centro de Controle Operacional, a vazão de água em tempo real e extrair relatórios de dados acumulados ao longo do tempo.

    “Na ocorrência de um grande vazamento ou problema com uma adutora, poderemos perceber instantaneamente a alteração do padrão de consumo e agir com maior rapidez. Também será possível identificar as vazões mínimas noturnas de cada setor, o que possibilita a detecção de setores com maior volume perdido por vazamentos”, diz Airton Brun, gerente operacional de Águas de Votorantim.

    Com a finalização desta etapa de inserção dos dados dos reservatórios, a concessionária estará monitorando em tempo real a vazão de 55 macromedidores distribuídos no sistema de abastecimento de água de Votorantim, permitindo maior controle nas ações de combate a perdas de água.

    Compartilhe: