Águas de Pará de Minas alerta sobre água de chuva na rede de esgoto
28/02/2019

No período chuvoso, a concessionária Águas de Pará de Minas reforça o alerta para os problemas ocasionados pelas ligações irregulares de água pluvial à rede coletora de esgoto. O objetivo é orientar sobre os transtornos causados por essas interligações indevidas. Quando a água de chuva é direcionada para a rede de esgoto, dimensionada apenas para coletar o esgoto doméstico, ocorre um aumento significativo no volume do esgoto e, em muitos casos, as consequências são vazamentos e extravasamento nas ruas e dentro dos imóveis.
Segundo a gerente operacional da concessionária, Márcia Freiberg, ligações irregulares prejudicam o sistema de esgotamento sanitário.
“O correto é que cada imóvel possua duas redes: uma para a água de chuva e outra para o esgoto. É um erro direcionar a água de chuva para o esgoto, isso pode provocar o retorno de esgoto nas residências, já que a rede foi projetada para coletar apenas esgoto. Por outro lado, conectar o esgoto doméstico na rede de água pluvial pode causar a poluição de mananciais, proliferação de doenças e mau cheiro em bueiros”, explica.
Para saber se a ligação está irregular, é preciso observar se a água escoada no ralo do quintal está saindo pela caixa de inspeção da Águas de Pará de Minas. Se isso acontecer, significa que a rede de água pluvial está ligada à rede de esgoto. Apenas o esgoto doméstico, ou seja, a água resultante do banho, da limpeza de roupas, louças e descargas do vaso sanitário deve passar pela caixa de inspeção e estar interligada à rede de esgoto.
“Caso a tubulação de água de chuva esteja ligada à rede de esgoto, é preciso regularizar a situação”, ressalta a gerente.
De acordo com Márcia, além da ligação regular à rede coletora de esgoto, também é importante que a população faça um bom uso da rede.
“O lixo na rede é outro fator que ocasiona entupimentos e extravasamentos na rede de esgoto. Ponta de cigarro, preservativo, papel higiênico, fio dental, fralda, absorvente e cotonete devem ser jogados no lixo e não no vaso sanitário, por exemplo. O mesmo vale para a pia, não jogue nela óleo, pó de café ou qualquer resto de comida”, orienta.
Em caso de dúvida sobre o assunto, o contato deve ser feito pelo 0800 737 0422 ou na agência de atendimento da Águas de Pará de Minas, localizada na rua Maestro Espíndola, 270, bairro Nossa Senhora das Graças.