ÁREA DO ASSOCIADO

  • Conectar-se
  • Águas de Matão lança programa de capacitação de jovens

    19/02/2020

    Projeto desenvolvido pela área de Responsabilidade Social visa contribuir com a formação do estudante da rede pública de ensino

    Ampliar o conhecimento sobre as principais oportunidades de mercado e os diferentes perfis dos profissionais envolvidos na área de saneamento, esses são alguns dos objetivos do Projeto Pioneiros, programa de capacitação que a concessionária Águas de Matão lança a partir deste mês, voltado aos alunos do Ensino Médio da rede pública do município.

    Desenvolvido pela área de Responsabilidade Social da concessionária, o projeto tem a proposta de apresentar as diferentes áreas da empresa e os serviços de infraestrutura e saneamento, incentivando o pensamento crítico e reflexivo, o senso de responsabilidade, a criatividade e a inovação dos estudantes.

    Para participar, o jovem precisa estar matriculado nas instituições de ensino da rede pública de Matão e estar cursando o Ensino Médio (1 ao 3º ano). As inscrições podem ser feitas, gratuitamente, até 6 de março, através do preenchimento da ficha de inscrição, disponível nas secretárias das escolas. No ato da inscrição, o estudante deve enviar uma autorização dos responsáveis e uma carta de apresentação de até uma página, descrevendo porque ele deve ser um dos estudantes selecionados para o projeto.

    O programa está previsto para ocorrer no período de aproximadamente três meses, com início previsto para 24 de março e carga horária total de mais de 50 horas. As aulas acontecem em dois dias da semana (terça e quinta-feira), que serão ministradas pelos especialistas de cada frente de atuação da concessionária e da Aegea Saneamento, no IFSP – Instituto Federal de São Paulo (Campus Matão).

    O cronograma pedagógico contempla temas como: liderança, estrutura e composição do sistema de saneamento, ética, meio ambiente, responsabilidade social, comunicação corporativa, aspectos jurídicos, recursos humanos, tecnologia aplicada ao saneamento, engenharia, entre outras áreas. Além disso, os estudantes terão a oportunidade de visitar in loco obras em execução e conhecer a estrutura física e tecnológica de um Centro de Reservação de Água, da Estação de Tratamento de Esgoto São Lourenço do Turvo e do Centro de Controle Operacional da concessionária.

    Após a imersão nos assuntos, os participantes terão o desafio de elaborar um projeto que contribua com o saneamento do município, bairro em que vivem ou escola que estudam.

    Os autores dos três melhores projetos serão premiados com um notebook (1º lugar), um tablet (2º lugar) e um smatphone (3º) lugar, além de concorrerem ao Prêmio Eficiência e Tecnologia da Aegea, holding de saneamento da Águas de Matão, na categoria Jovens Pioneiros, juntamente com participantes de todo o Brasil.

    Segundo Paulo Guerreiro, supervisor de Responsabilidade Social, o Projeto Pioneiros segue a Política de Investimento Social da Aegea e está alinhado ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que norteiam todos os projetos sociais da empresa. “O contato direto dos estudantes com os profissionais da empresa, por meio da educação, favorece o desenvolvimento pessoal e profissional desses jovens”, afirma o supervisor.

    Inscrições

    Para participar é preciso estar matriculado em escolas da rede pública de Matão e cursando o Ensino Médio. No ato da inscrição, os estudantes devem preencher o formulário de cadastro (disponível nas secretarias das instituições), e entregar uma autorização dos responsáveis legais e uma carta de apresentação de até uma página, descrevendo porque ele deve selecionados para o projeto.

    As inscrições, são gratuitas e vão até o dia 6 de março.

    Compartilhe: