ÁREA DO ASSOCIADO

  • Conectar-se
  • Aegea e Cesan assinam contrato de parceria público-privada para o tratamento e coleta de esgoto em Cariacica, no Espírito Santo

    12/01/2021

    A estimativa de investimento é de R$ 580 milhões, nos 30 anos de concessão

    São Paulo, 29 de dezembro de 2020 – A Aegea Saneamento assinou nesta terça-feira, 29 de dezembro, o contrato de Parceria Público-Privada (PPP) com a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) que concretiza a vitória da empresa no leilão promovido em outubro deste ano e contempla a concessão administrativa para a execução de obras de infraestrutura em esgotamento sanitário, melhorias, manutenção e operação dos sistemas para cidade de Cariacica, abrangendo ainda, o tratamento de esgoto proveniente de bairros do município de Viana, também no estado.

    A nova concessão vai beneficiar mais de 400 mil pessoas. A estimativa de investimento é de R$ 580 milhões, nos 30 anos de contrato. Entre as melhorias operacionais estão a construção e expansão da rede e novas estações de tratamento. A Aegea irá operar na região por meio da concessionária Ambiental Cariacica.

    “O início das atividades em mais uma cidade no Espírito Santo reforça o compromisso da Aegea em promover vidas mais dignas e saudáveis, diminuindo o déficit do saneamento no Brasil que afeta milhões de brasileiros. Sabemos dos desafios em Cariacica, porém nossos resultados já conquistados em Serra e Vila Velha, também no estado, por meio de investimentos estratégicos e eficiência operacional são referências para esta nova concessão. Proporcionar o saneamento adequado para mais um importante município do estado, com a Cesan que já é nossa parceira, é um motivo de orgulho para companhia,” afirma Radamés Casseb, diretor-presidente da Aegea Saneamento.

    A parceria público-privada tem como meta a universalização do sistema de esgoto até o décimo ano de concessão. O índice de cobertura de coleta e tratamento de esgoto atual é de 45%. A Cesan continuará responsável pela captação, tratamento e distribuição da água na região.

    “Nossa atuação em Cariacica já começa com impactos positivos, como a geração de empregos e renda durante as obras. Estes resultados iniciais demonstram a importância desta parceria em diferentes setores,” explica Justino Brunelli, diretor-presidente das unidades Aegea no Espírito Santo.

    A assinatura do contrato foi realizada na Avenida Expedito Garcia, no Bairro Campo Grande em Cariacica e contou a presença do Governador do Espírito Santo, José Renato Casagrande e do diretor-presidente da Cesan, Carlos Aurélio Linhalis. O evento foi realizado respeitando as orientações das autoridades brasileiras e da Organização Mundial da Saúde para o enfrentamento ao coronavírus.

    Criada em 2010, a empresa registrou um crescimento exponencial e saltou de seis concessões para 57, em 2020. Com a conquista dos leilões de Cariacica (ES) e Sanesul (MS), em 2021, a empresa passará a atender 126 cidades, prestando serviços para mais de 11 milhões de pessoas. Esse crescimento só foi possível graças ao modelo de negócio da empresa, que tem como base eficiência operacional, cumprimento de metas e investimentos responsáveis, e o alinhamento aos princípios ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa).

    Compartilhe: