ÁREA DO ASSOCIADO

  • Conectar-se
  • ABCON SINDCON e ABNT assinam compromisso de cooperação

    18/03/2021

    Foi celebrado hoje (18.03), em cerimônia virtual, um termo de compromisso de cooperação entre a ABCON SINDCON e a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Com o acordo, a entidade passará a dar suporte à ABNT no esforço de atender às atuais necessidades do setor de saneamento em normalização. Os trabalhos estarão concentrados no Comitê Brasileiro de Saneamento Básico (ABNT/CB-177).

    Segundo estimativa da ABNT, ao menos 60% das normas técnicas de saneamento são datadas de décadas atrás e precisam ser atualizadas. Esse desafio aumenta com a aprovação do novo marco regulatório do setor, confirmada com os vetos do Executivo ontem (17.03), no Congresso Nacional.

    “Normas técnicas atualizadas são fundamentais para preparar o setor a enfrentar uma realidade em que o saneamento receberá R$ 700 bilhões de investimento”, destacou o secretário nacional de saneamento básico do Ministério do Desenvolvimento Regional, Pedro Maranhão, ao abrir a cerimônia.

    “A ABCON terá um papel fundamental nesse trabalho conjunto conosco a fim de que tenhamos em breve um acervo de normas técnicas atualizadas para o saneamento”, afirmou o presidente da ABNT, Mário William Esper.

    Pela ABCON SINDCON, assinou o termo e representou a associação na cerimônia o presidente do Conselho de Administração da entidade, Carlos Henrique da Cruz Lima. “A normalização avança num momento muito propício, em que temos pela frente, empresas públicas e privadas, o grande desafio posto com o novo marco regulatório de levar tratamento de esgoto a 160 milhões de brasileiros que ainda não possuem o serviço”, lembrou Carlos Henrique.

    “Temos a sinalização de que as mudanças tão esperadas no saneamento virão, e elas exigem ações de engajamento em prol da melhoria do setor, como essa que envolve a ABNT e a ABCON”, ressaltou o diretor da Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA), Vitor Saback.

    Participaram ainda do evento de assinatura Amilton Mainardi e Ricardo Fragoso (ABNT), Carlos Eduardo Lima Jorge, presidente do Coinfra/CBIC e da Apeop/SP; e Estela Testa, presidente do Sindesam, entre outros representantes do setor.

    O gestor do CB 177 indicado pela ABCON será Giancarlo Ronconi.

    Assista a cerimônia de celebração de Acordo de Cooperação entre ABNT e ABCON SINDCON:

    Compartilhe: