ÁREA DO ASSOCIADO

  • Conectar-se
  • ABCON SINDCON assina acordo de cooperação ASG com MDR

    15/09/2021

    A associação já possui os critérios de ASG em seu planejamento estratégico que norteiam os serviços de coleta e tratamento de esgoto.

    O Ministério do Desenvolvimento Regional assinou acordos de cooperação técnica com oito associações do setor privado que atuam em projetos de saneamento básico, segurança hídrica e mobilidade urbana geridos pelo ministério.

    A ABCON SINDCON faz parte desse acordo, além de representantes da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC); da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE); do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG); do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE); da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe); do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); e do Banco do Nordeste (BNB). O objetivo do lançamento do programa Estratégia Investimento Verde é garantir que todos os novos projetos do Ministério do Desenvolvimento Regional sigam práticas internacionais de gestão ambiental, social e de governança.

    O Acordo de Cooperação Técnica prevê o desenvolvimento de instrumentos e estudos sobre investimentos sustentáveis no âmbito dos projetos de infraestrutura para o desenvolvimento regional. A ABCON SINDCON terá o importante papel de contribuir tecnicamente aos trabalhos desenvolvidos e promover a articulação e capacitação entre gestores e associados sobre os instrumentos propostos.

    Durante o evento, que formalizou a assinatura do ACT, o Ministro de Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, destacou a importância da preservação dos mananciais, sobretudo a ampliação do tratamento de esgoto. Ele citou que em pouco mais de um ano, após o novo marco do saneamento, já foram realizados mais de R$ 70 bilhões em investimentos privados contra R$ 7 bilhões por ano que eram alocados pelos estados e municípios e governo federal. “Em pequeno espaço de tempo, aumentamos em 10 vezes a inversão financeira nessa área tão essencial que é o tratamento da água e esgoto no país. Até 2033, temos o compromisso de chegar a pelo menos 90% do esgoto tratado e 99% da água tratada para a população do país”.

    A presidente do Conselho de Administração da ABCON SINDCON, Teresa Vernaglia, destacou que os critérios de ASG estão incorporados no planejamento estratégico da entidade. “Entre vários fatores, esse planejamento inclui a qualificação de mecanismos de financiamento, com vistas ao capital nacional e internacional, a contribuição efetiva para a implantação da agenda 2030 da ONU, dos 17 ODS e suas respectivas metas. Alguns dos CEOs das empresas associadas são porta-vozes de alguns deles. Os princípios ASG estão no DNA da ABCON SINDCON”, explica.

    ASG

    ASG é uma sigla para ambiental, social e governança. Segundo o MDR, atualmente várias empresas têm o foco voltado na preservação do meio ambiente, na responsabilidade social e na melhoria de suas práticas de governança. Fundos de investimentos baseados nos pilares ASG são considerados referência no mercado de investimentos e ações.

    Compartilhe: