ÁREA DO ASSOCIADO

  • Conectar-se
  • ABCON no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande

    30/08/2016

    No dia 30 de junho, na assembleia do “lado paulista” do Comitê da Bacia do Rio Grande – CBH-Grande, realizada em Ribeirão Preto, a ABCON foi eleita, por seus pares do segmento “usuários”, membro titular do Comitê para a gestão 2016/2020.

    Este é o segundo mandato da ABCON no CBH-Grande. Na gestão anterior, a entidade ocupou a vaga de suplente.

    Heraldo José de Lima, da Concessionária Ambient – Serviços Ambientais de Ribeirão Preto, é o representante indicado pela associação.

    “Para mim, é uma honra poder representar a ABCON nesse importante fórum do saneamento”, afirmou Heraldo em sua posse.

    O CBH-Grande é um Comitê Federal de Integração, composto por 14 comitês de bacias dos Estados de São Paulo e Minas Gerais.

    O Comitê de Bacia Hidrográfica integra o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH). Entre as suas atribuições estão promover o debate sobre questões relacionadas a recursos hídricos e articular a atuação das entidades intervenientes; arbitrar, em primeira instância administrativa, os conflitos relacionados aos recursos hídricos; aprovar o Plano de Recursos Hídricos da Bacia, acompanhar a sua execução e sugerir providências necessárias ao cumprimento das metas; propor aos Conselhos de Recursos Hídricos as acumulações, derivações, captações e lançamentos de pouca expressão, para efeito de isenção da obrigatoriedade de outorga de direitos de uso e estabelecer os mecanismos de cobrança pelo uso de recursos hídricos e sugerir os valores a serem cobrados.

    É um comitê novo que, com muita garra e determinação, deu grandes passos na direção da integração de suas bacias. “Há muito trabalho árduo pela frente”, completa Heraldo.

    Compartilhe: