Abcon e Sindcon lançam panorama do segmento privado em Brasília
10/06/2014
A Abcon (Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto) e o SINDCON lançaram no dia 14, em Brasília, o “Panorama da Participação Privada no Saneamento – Brasil 2014”, uma publicação que traz, pela primeira vez, um cenário atualizado da presença do segmento privado no setor de saneamento no país.
O lançamento contou com a presença de autoridades e lideranças políticas, como o secretário nacional de saneamento ambiental do Ministério das Cidades, Osvaldo Garcia; a diretora de infraestrutura social e urbana do PAC, Maria Caldas; o vice-presidente da Caixa Econômica Federal, José Carlos Medaglia Filho; e o ex-ministro da Cidades, Aguinaldo Ribeiro, além de demais personalidades do setor.
O Panorama apresenta exemplos de experiências bem-sucedidas da iniciativa privada nas áreas de gestão, tecnologia, investimento e regulação, modelos de parceria para prestação de serviços e sustentabilidade, fornecendo assim referências para a cooperação entre os setores público e privado no sentido de alcançar a universalização dos serviços de água e esgoto no país.
A publicação traz ainda os primeiros resultados do SPRIS 2012– Sistema de Informações do Segmento Privado do Setor Saneamento, conjunto de indicadores inaugurado no Panorama, que fará periodicamente a pesquisa entre as concessionárias privadas sobre os tópicos mais relevantes da gestão dos serviços de saneamento.
O Panorama lista também todas as concessões privadas de saneamento em operação no Brasil, segmentadas conforme seu grupo controlador.
O presidente do Conselho Diretor do SINDCON, Paulo Raposo e o presidente do Conselho Diretor da ABCON, Paulo Roberto de Oliveira, foram os anfitriões do lançamento.
Confira AQUI a íntegra do Panorama da Participação Privada no Saneamento – Brasil 2014.