ÁREA DO ASSOCIADO

  • Conectar-se
  • ABCON acompanha a execução do Plano Nacional de Saneamento – Plansab

    27/07/2015

    A cada três meses, o Grupo de Trabalho Interinstitucional – GTI Plansab, responsável por monitorar a execução do Plano Nacional de Saneamento, se reúne para avançar no monitoramento da execução do Plano, sob a coordenação do Ministério das Cidades.

    Na reunião ocorrida no dia 18 de junho passado, a ABCON esteve presente com a representação de sua diretora executiva, Ana Lia de Castro. Durante o encontro, a equipe do Ministério das Cidades apresentou uma avaliação preliminar dos resultados dos anos de 2013 e 2014, e a perspectiva deste planejamento sob o novo cenário econômico e as grandes alterações ocorridas na economia, como o baixo crescimento do PIB, alta da inflação e juros, restrição orçamentária, fatores que já estão impactando nos resultados da concretização do Plano. Para os próximos anos acredita-se que certamente deverão ocorrer adaptações ao plano original publicado em 2013.

    Aguarda-se agora a divulgação dos indicadores do SNIS 2014 para avaliar a evolução das metas de investimento e cobertura previstas no Plano, bem como os indicadores de desempenho do setor.

    Até novembro deste ano essas informações estarão disponíveis para o GTI, composto por vários ministérios (Meio Ambiente, Casa Civil, Fazenda, Saúde, Planejamento, Orçamento e Gestão, Cidades), assim como a Caixa Econômica Federal e o BNDES, além das entidades setoriais que compõem o Conselho Nacional das Cidades.

    Compartilhe: