ÁREA DO ASSOCIADO

  • Conectar-se
  • 6º ENA reúne entidades em busca de soluções para o saneamento

    18/04/2016

    6ena_12abrilRealizado nos 12 e 13 de abril, o 6º ENA – Encontro Nacional das Águas teve 577 inscritos, e mais de 200 pessoas participando a cada período da programação, que combinou mesas plenárias pela manhã e salas temáticas à tarde (além de uma visita, no dia 14.04, às instalações de produção de água de reúso da Aquapolo).

    O 6º ENA foi promovido pelo SINDCON, com apoio da ABCON, e aconteceu no hotel Holiday Inn, simultaneamente à Pollutec Brasil, feira de produtos e soluções ambientais, que esteve sediada no Anhembi, na capital paulista. A inédita parceria entre o ENA e a Pollutec permitiu que os inscritos no Encontro pudessem também conferir as novidades da feira, ampliando a rede de conhecimento e experiências.

    Segundo pesquisas feitas durante o evento, o 6º ENA foi aprovado por 96% dos participantes.

    Na abertura, entidades respondem: Cidades Saneadas, uma realidade ao alcance do Brasil?

    “Cidades Saneadas: Uma realidade ao alcance do Brasil?” foi a provocação sugerida pela mesa de abertura do 6º ENA, ocorrida na manhã do dia 12.04, em São Paulo.

    A partir desse questionamento, propostas para ampliação de investimento no saneamento foram discutidas pelo presidente executivo da ABCON, Roberto Muniz, ao lado de Paulo Ferreira (secretário nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades), Dante Ragazzi Pauli (presidente da ABES), Roberto Tavares (presidente da AESBE) e Aparecido Hojaij (presidente da ASSEMAE).

    A mediação do encontro foi do jornalista William Waack.

     

    Ribeirão Preto, Niterói e Buritis são exemplos de “Cidades Saneadas”

    Ribeirão Preto, Niterói e Buritis (RO) foram os municípios escolhidos para mostrar ao público do 6ºENA alguns dos avanços obtidos pela participação da iniciativa privada no saneamento, de acordo com o conceito de “Cidades Saneadas”.

    Entre outros fatores, a ABCON e o SINDCON entendem a cidade saneada como aquela em que o saneamento é percebido como direito fundamental e responsabilidade de todos, reunindo pessoas com coragem e vontade de mudar, a partir do engajamento e do compromisso das gerações atuais com as gerações futuras.

    Entre os convidados para apresentarem os avanços nessas cidades estiveram a prefeita de Ribeirão Preto, Darcy Vera, e a presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Buritis, Ocilene Soares.

     

    ABCON e For-Infra promovem debate sobre regulação no 6º ENA

    “Ambiente competitivo e a gestão regulatória em diferentes setores da infraestrutura” foi o tema da mesa que versou sobre regulação no 6º ENA. O evento contou com o apoio do For-Infra (Fórum Permanente das Associações de Serviços Outorgados de Infraestrutura).

    Durante a mesa, foi apresentado estudo inédito feito pelo consultor José Mário Abdo, que comparou os modelos de tarifa adotados entre diferentes setores de concessão, e os mecanismos que garantem a sustentabilidade financeira dos contratos.

    Participaram do debate representantes da ABCON, ABCR, Abradee e Telcomp.

    Para mais informações sobre o evento, acesse o hotsite do evento.

    Compartilhe: