ÁREA DO ASSOCIADO

  • Conectar-se
  • 5º ENA reuniu centenas de participantes e abre caminho para o diálogo em torno da cooperação pelo saneamento

    27/08/2014

    destaque-especial

    Terminou no dia 15 de agosto, a 5ª edição do ENA – Encontro Nacional das Águas, que reuniu cerca de 350  participantes nos três  dias de programação – uma realização do SINDCON, com apoio da ABCON (Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto) e parceria da Aesbe (Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais), Abimaq – Sindesam (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e ABES – JPS (Associação dos Jovens Profissionais de Saneamento).

    A abertura oficial aconteceu no dia 13, com a presença do Ministro das Cidades, Gilberto Occhi e de Osvaldo Garcia, Secretário Nacional de Saneamento Ambiental, entre os convidados para o jantar solene, em que o destaque foi a palestra do economista Eduardo Giannetti sobre “Crescimento e Desenvolvimento Social”.

    Giannetti elogiou a iniciativa das entidades SINDCON, ABCON,  Assemae e Aesbe,  que assinaram uma Carta Aberta ao Futuro Presidente da República, com um manifesto pelo Saneamento. O manifesto com propostas para o avanço do setor será encaminhado aos candidatos a Presidência da República.

    Ainda durante a abertura, o SINDCON lançou o  Prêmio Sustentabilidade (link filme), uma iniciativa bienal, intercalando-se ao ENA.  Os vencedores da primeira edição do Prêmio Sustentabilidade serão conhecidos em 2015. O objetivo é distinguir as melhores inovações, práticas e projetos da iniciativa privada no saneamento. As inscrições para a primeira edição já estão abertas. Podem concorrer todos os profissionais colaboradores diretos de empresas privadas de saneamento brasileiras.

    O evento prosseguiu no Centro de Convenções da Abimaq com quatro sessões plenárias sobre os grandes temas do saneamento: Cooperação e Parcerias para a Universalização, Segurança Hídrica, Regulação e Controle Social e Indicadores de Gestão. Nas salas temáticas foram apresentadas 21 palestras proferidas por  especialistas, consultores e acadêmicos, e 19 trabalhos sobre experiências bem-sucedidas das concessionárias públicas  e privadas e também de outros setores.

    O debate sobre os desafios para a universalização dos serviços de água e coleta e tratamento de esgoto no país foi alimentado pela presença de especialistas, professores, representantes das agências reguladoras e do Ministério Público, autoridades e formadores de opinião locais e do Exterior. Inédito esse ano, a participação de 40 jovens profissionais de saneamento e estudantes da UNICAMP.

    Para o Presidente do SINDCON, o 5º ENA foi um sucesso. “Tivemos êxito em congregar todos os segmentos que atuam no saneamento, sob o tema da Cooperação e, particularmente, no que se refere ao associado SINDCON e ABCON, o ENA demonstrou ser uma experiência altamente enriquecedora, ao compartilhar entre as concessionárias os melhores exemplos de boas práticas em gestão comercial, financeira, recursos humanos, jurídico, comunicação, além de tecnologia e inovação”, afirmou Giuliano Dragone.

    Para o Presidente da ABCON, o evento teve o mérito de promover a integração entre dirigentes das empresas públicas e privadas e autoridades. “Foi uma excelente oportunidade de aproximação e diálogo em torno dos mais relevantes temas que norteiam o saneamento no Brasil”, ressaltou Paulo Roberto de Oliveira.

    Acesse as apresentações do 5º ENA   e das fotos.

    Compartilhe: