ÁREA DO ASSOCIADO

  • Conectar-se
  • Entrevista com Rodrigo Bertoccelli

    11/09/2015

    Sobre

    Rodrigo de Pinho Bertoccelli é graduado e especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Mackenzie e pós-graduado em Contratos Empresariais pela FGV-GVLaw. É presidente do Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial – IBDEE. É Secretário da Coordenação de Saneamento do Conselho Federal da OAB, membro da Comissão de Estudos de Saneamento do Instituto dos Advogados de São Paulo – IASP e do Comitê Jurídico da ABCON. Desenvolveu sua carreira no setor de infraestrutura, passando por empresas como Construbase Engenharia e Construtora Andrade Gutierrez. Atualmente é Gerente Jurídico na empresa GS Inima Brasil.

     

    Tema

    Rodrigo vai nos contar um pouco sobre o Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial – IBDEE, uma entidade sem fins lucrativos com o objetivo de refletir o Direito como meio de contribuir para a integridade dos negócios e com a adequada relação dos empresários com o poder público, do qual se tornou presidente recentemente e como essa parceria pode beneficiar os associados da ABCON e SINDCON.

    1. QUAL O PROPÓSITO DA CRIAÇÃO DO IBDEE?

    Oferecer conteúdo jurídico aos questionamentos cívicos da sociedade, ao mesmo tempo em que se reflete caminhos para a integridade dos negócios e com a adequada relação dos empresários com o poder público, no sentido de um maior comprometimento ético dos agentes empresariais e políticos, em um ambiente que se estimule a segurança jurídica e o crescimento econômico sustentável.

    2. NOS CONTE UM POUCO SOBRE A RELEVÂNCIA DO IBDEE PARA O MERCADO EMPRESARIAL BRASILEIRO.

    Acreditamos que podemos ser uma referência aos empresários na tomada de suas decisões, uma vez que somos isentos de vetores ideológicos ou políticos, temos um quadro plural à medida em que agregamos juízes, promotores, procuradores e advogados públicos e privados em nossos grupos; e também porque podemos oferecer um conteúdo qualificado por contarmos com professores e acadêmicos das mais renomadas universidades brasileiras e internacionais.

    3. QUAL O OBJETIVO DA PARCERIA DO IBDEE COM A FIA?

    A parceria com a FIA – Instituto de Administração é para desenvolver o Curso de Extensão “Gestão do Departamento Jurídico Conectado à Estratégia de Resultados da Empresa”. Temos observado que a evolução recente do ambiente empresarial tem demandado práticas de gestão cada mais sofisticadas por parte dos executivos nos diversos níveis das companhias. O gestor jurídico tem um desafio particular, à medida em que além das novas questões relacionadas ao compliance, sua formação acadêmica costuma oferecer pouco contato com conceitos de gestão, liderança, métricas, competências organizacionais e comportamentais. Acreditamos que os advogados corporativos desempenharão um papel fundamental nas questões éticas empresariais e para isso pretendemos formar conhecimento e prepará-los para os novos desafios.
    4. COMO A SUA ATUAÇÃO JUNTO AO IBDEE PODE CONTRIBUIR PARA O TRABALHO QUE VOCÊ REALIZA JUNTO COM OUTROS COLEGAS NO COMITÊ JURÍDICO DA ABCON E DO SINDCON?

    Abrindo espaços, formando parcerias, compartilhando conteúdos e experiências de forma a gerar valor aos colegas de comitê jurídico da ABCON e SINDCON.

    Compartilhe: